Ferramentas Gratuitas do Google – Marketing Digital

Você pode posicionar sua empresa na internet com algumas ferramentas gratuitas do Google, e facilitar a vida de quem busca sua empresa na Internet…

 

Aqui é o Pedro do Portal Joias, e vamos juntos falar sobre algumas destas ferramentas!

 

google meu negócio renata pedroso joias em bruto

Google meu negócio: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

O Google Meu Negócio é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.

De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

Com a ferramenta você pode incluir informações como site, horário de funcionamento, telefone, fotos e mais.

E assim destacar sua empresa nos resultados do principal buscador do mundo.

 

google webmaster tool renata pedroso joias em bruto

Google webmaster: https://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/

Mais importante do que ter um website, é saber mantê-lo compatível e amigável com o Google.

O Google Search Console é uma ferramenta mais voltada para webmasters. Não por acaso, ela está inserida no Google Webmaster Tools — um conjunto de ferramentas do Google para desenvolvimento de sites.

Por aqui encontrará sugestões do próprio Google para melhorar as configurações de seu site e aplicando as melhorias, posiciona-lo melhor no buscador.

E assim melhorar o posicionamento de site no buscador.

*Para configurar seu site nesta ferramenta requer ajuda de um profissional devido a complexidades de algumas configurações.

 

google trends renata pedroso joias em bruto

Google Trends: https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR

Você já pensou no quanto o time de marketing pode ter dificuldades para escolher um tema atrativo ao público-alvo da empresa?

Obviamente, se basear em achismos ou adivinhações não condiz com o ato de planejar. E é aí que entra o Google Trends.

Utilizamos em nosso Portal para criação de assuntos para nosso blog e até para assuntos que abordamos em nosso canal no Youtube [Portal Joias Limeira].

 

google alerts renata pedroso joias

Google Alerts: https://www.google.com.br/alerts

O Google Alerts pode ser usado para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre determinado tema.

A ideia é que você receba um alerta via email cada vez que algum termo que você esteja monitorando for citado na web.

É possível, por exemplo, acompanhar citações referentes aos seus concorrentes, às palavras importantes dentro do seu mercado ou até sobre o que se fala sobre o seu produto ou serviço.

Particularmente acompanhava muitos termos relacionado ao setor como, semijoias, joias, bijuterias, pratas, etc… Acabei por desativar este serviço por receber muitos e-mails que as vezes o conteúdo nem era tão relevante.

Porém, dependendo que que queira acompanhar, vale a pena. Só não se empolgue como eu inserindo vários termos de palavra chave e recebendo uma enxurrada de e-mails….

 

google analytics renata pedroso joias

Google Analytics: https://analytics.google.com/analytics/web/

Google Analytics é o programa gratuito do Google para análise de sites e aplicativos.

Com ele, você consegue analisar todo o comportamento de quem esteve no seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros.

Há ainda possibilidades de uso mais avançadas, como observar o funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas.

Particularmente utilizo muito para saber o numero de visitas diárias, cidades que visitam, tempo médio de visitante e média de páginas por cada visitante.

Alinho estas informações para fazer impulsionamentos nas redes sociais.

 

google forms renata pedroso joias em bruto

Google Forms: https://www.google.com/forms/about/

O Google Forms é a ferramenta de formulários do Google para fazer pesquisas. Com ela você consegue criar um questionário com campos customizáveis.

O Google cria depois uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado.

Fica tudo armazenado lá, para quando quiser consultar.

Já realizei várias pesquisas através do Google Forms e recomendo aplicar questionários inteligentes com seus clientes para entender as necessidades deles e resolver problemas que possa identificar através de uma pesquisa.

Esse tipo de pesquisa é fundamental para qualquer empresa de qualquer atividade. Tenho certeza que a maioria de seus concorrentes não utiliza desta ferramenta, e quem utiliza, pode ter certeza que poderá sair na frente do mercado quando tiver um bom entendimento do que os clientes buscam…

Interpretar e tabular as respostas é a parte mais difícil!

 

Google Sites: https://sites.google.com/new

O Google Sites é uma excelente ferramenta para criar páginas web sem precisar ter conhecimento em programação. Ele permite reunir arquivos importantes e criar projetos em uma intranet corporativa de forma rápida e fácil.

Com o Google Sites você pode incorporar planilhas, documentos e apresentações do seu projeto. Depois, pode disponibilizá-los para a diretoria ou para seus clientes. Toda a informação fica acessível tanto em computador como em dispositivos móveis.

Já utilizamos o Google Sites para criar processos internos do Portal Joias, para acesso somente de nossa equipe.

Tenho certeza que para uso restrito de sua equipe o Google Sites pode ser uma ferramenta poderosa para padronização de processos.

 

youtube renata pedroso joias em bruto

YouTube: https://youtube.com.br/

O Youtube é a plataforma de vídeos do Google, e que hoje é o segundo site mais acessado do mundo, ficando atrá somente do buscador dele mesmo [Google].

Há também a vantagem de seus vídeo do YouTube aparecerem nas páginas de resultados do buscadores.

Faça um teste, crie 5 vídeos de dicas com assuntos diferentes, mas que remetam a sua empresa. Com o tempo pessoas chegaram até seus vídeo e entraram em contato com você, por causa de seus vídeo no YouTube.

 

*Google Ads: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/getstarted/

(Ferramenta paga)

Lançado no ano de 2000 como Google Adwords, o atual Google Ads é uma das maiores ferramentas do Google em termos de representatividade — a maior parte das receitas do Google provém dela.

O seu conceito é bastante simples: permitir que empresas anunciem online, nos resultados de busca do Google e em sites parceiros, diretamente para um público relevante para os negócios.

Comparado a Impulsionamentos em redes sociais, o Ads do Google é caro. (Pelo menos para o setor de joias)

Porém, muitas empresas aumentam em muito suas vendas através desta ferramenta.

Exige muita estratégia e uma configuração correta para que alcance suas metas através do Ads.

Para o setor de semijoias é necessário analisar com cuidado as palavras chave que deseja comprar, dias e horários também são importantes definir. É aqui que pode entrar pesquisa com seus clientes, para descobrir como eles buscam por fornecedores no Google.

Recomendo que utilize o Keyword planner. Uma ferramenta que o ajudará a escolher as palavras chave que se encaixam em seu perfil e que se encaixam em seu budget. https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/

 

SEO – Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de buscas)

É a “arte” de posicionar resultados de sua empresa nos buscadores, como o Google.

Você pode fazer isso através de um site de sua empresa que contenha um Blog por exemplo. Assim, através de notícias, artigos ou matérias de dicas sobre o que você faz, fará com que aumente em muito os resultados de sua empresa nos buscadores e, consequentemente os acessos ao seu site.

 

Quanto mais conteúdos um site possui, mais resultados terá junto aos resultados do Google por exemplo.

É válido destacar que existem regras para posicionamento de um site com SEO. Conteúdo único, tempo das pessoas em seu site, qualidade da imagem e carregamento do site são alguns dos requisitos.

Para manter um posicionamento de seu site nos buscadores, é importante cadastrar seu site no Google Search Console. Nele será identificado melhorias para aplicar e melhorar seu posicionamento.

Outro meio de averiguar se seu site está em dias com as boas práticas da internet e consequentemente do Google, você pode testar seu site no W3C, órgão que regulamenta regras de boas práticas para construção e programação de sites.

Link para teste: https://validator.w3.org/

 

É isso!

Várias ferramentas que podem lhe ajudar no posicionamento de sua empresa na internet.

Espero ter ajudado com este post!

Gratidão Renata Pedroso pela oportunidade…

 

Abraços

Abrir chat
Quer ajuda?